Transforma Cia De Dança | Suzana d'Avila

Transforma Cia De Dança





  • 
 
 
 






 



A Companhia

A Transforma Cia de Dança foi criada em 1987 enquanto Grupo de Dança Transforma, sob idealização e realização de Suzana D’Ávila, bailarina, professora e coreógrafa.

Em 1991 o Grupo Transforma se torna Companhia. Desde sua fundação a Cia busca inspiração no fazer cotidiano, mobilizando emoções e se utilizando de uma linguagem acessível ao entendimento do público. A diretora artística Suzana D’Ávila tem sido responsável pelas criações artísticas da Companhia desde a sua fundação, no período de 1991 a 1993 a direção de produção ficou a cargo do Arno Ludwig Junior.

Suzana acumula em seu currículo mais de 50 obras coreográficas apresentadas na capital e interior gaúcho, além do estado de Santa Catarina. Algumas obras coreográficas da Companhia foram premiadas em festivais nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 1992 recebe o Prêmio SATED para Melhor Bailarina e de Melhor Bailarino para integrantes da Cia. Em 2000, participa da Mostra dos 9 coreógrafos indicados para o Prêmio Açorianos, no Teatro do Sesi e recebe financiamento do FUMPROARTE para montagem do espetáculo Forróbotchê. Em 2003 é uma das três Vencedoras do Prêmio Novos Criadores no III CONDANÇA, com o trabalho Onde Ir. Em 2008 o espetáculo Mi Alma é selecionado para o festival PORTO ALEGRE EM CENA e indicado a melhor coreografia no prêmio Açorianos de Teatro e Dança da Prefeitura de Porto Alegre. Em 2012 recebe indicação de Destaque Jazz no Prêmio Açorianos de Dança e é convidado para realizar a abertura de diversos eventos ligados a dança.

Bailarinos reconhecidos nacionalmente tiveram seu início profissional na Cia, são eles: Peter Lavaratti, ex-integrante do Grupo Corpo atualmente na Cia Palácio das Artes; Maximiliano Sanford Monte, bailarino de uma Cia em Madri; Aldo Gonçalves, hoje dirige sua própria Cia, a Essência Cia de Dança; Marcela Reichelt que passou pelo Cena 11 Cia de Dança – Florianópolis SC atua hoje na Alemanha; e Paulo Guimarães (Laco) que dançou na Quasar Cia de Dança – Goiânia GO, atualmente Meme Santo de Casa Estação Cultural.